Tipos de calças jeans: modelos e combinações femininas

A calça jeans é uma peça clássica que permite uma produção atemporal e chic. Investir em um bom jeans é apostar em looks que vão do básico ao elegante facilmente.

Afinal, esse tipo de tecido encanta devido à sua versatilidade e à durabilidade das peças, pois favorece a composição de looks sofisticados — para reuniões, por exemplo — ou um passeio no shopping.

Flare, mom, clochard, reta e slouchy. Você sabe diferenciar esses tipos de calças femininas? A Agilità vai te mostrar as principais características dessas e de outras modelagens que fazem sucesso no universo da moda. Além disso, reunimos combinações incríveis para montar visuais com esse clássico.

Continue a leitura e descubra!

Características em comum de todos os tipos de calça jeans

O jeans é uma peça-chave do guarda-roupa de qualquer mulher. Se utilizado adequadamente, ele transmite uma elegância que nenhuma outra peça é capaz de repassar. Não à toa, looks all jeans foram utilizados por celebridades como Britney Spears e Shenseea.

Uma característica única das peças jeans é a facilidade de assumir diferentes versões a depender do modelo e da lavagem. Os traços principais desse tecido são a resistência, a facilidade na hora da lavagem e as opções de gramaturas. Os tons clássicos vão das cores mais claras até as tonalidades mais escuras.

As versões femininas desse tecido são disponibilizadas em modelos básicos aos não básicos. São peças fáceis de serem incluídas em qualquer combinação ao longo das estações do ano.

O estilo pode ser combinado com peças vibrantes e coloridas ou incluído em looks all white. Aproveite e veja dicas especiais sobre essa tendência e saiba como montar looks all white.

9 tipos de calça jeans feminina

Adquirir uma boa peça jeans significa investir em um item versátil, durável e curinga para qualquer ocasião — do formal ao casual.

A Agilità reuniu os principais tipos de calças jeans femininas e maneiras diferentes de montar um perfect match para qualquer estação.

1. Calça jeans flare

Mulheres impactantes são apaixonadas pela calça jeans flare. Essa modelagem foi resgatada da década de 70 e veio para ficar — sendo ótima opção para ocasiões mais formais.

A flare traz um modelo mais justo até o joelho, ficando mais largo até os pés. A sensação transmitida por essa peça é de alongamento das pernas. Por isso, é utilizada por mulheres mais baixas, geralmente acompanhadas de sapatos com salto.

A flare é uma calça de muita presença, assim, é ideal evitar combinações com blusas com muitos detalhes ou com estampas chamativas para não carregar o look.

Opte por harmonizar com peças lisas e maxi blazer para suavizar a proposta. As ideias all jeans e formais são bem-vindas com as calças flare.

2. Calça jeans clochard

Peça ideal para mulheres sofisticadas e estilosas, as calças jeans do modelo clochard são facilmente identificadas devido à presença do cinto no cós alto da modelagem. Ela surgiu na França e se trata de uma tendência resgatada da década de 80.

É um modelo democrático e refinado. Além do jeans, essa calça está presente em versões de linho, couro e crepe. Como esse modelo cria um volume na região do abdômen, é possível realizar combinações com body, camisas sociais em cropped ou de gola alta.

Em momentos mais frios, aposte em blazers lisos como segunda peça. Lembre-se de harmonizar as cores — se você quer algumas dicas para isso, aproveite e leia nosso conteúdo sobre como harmonizar tons das roupas.

3. Calça jeans reta

Parecida com a calça wide leg, as versões de calça jeans reta se diferenciam por serem menores — não indo até os pés. Trata-se de um tipo de calça feminina de cintura alta, corte reto no comprimento das pernas, deixando à mostra o tornozelo. Essa característica ressalta a perna feminina, equilibrando a proporção com a silhueta.

É perfeita para quem preza pelo conforto sem deixar o estilo de lado. Por ser uma peça mais simples, é possível inovar na seleção de peças para combinar com a jeans reta. Os looks básicos com preto e branco são excelentes escolhas para aqueles momentos mais sérios.

Já as cores vibrantes podem ser utilizadas em composições mais descoladas, pois as cores vivas são facilmente combinadas com essa modelagem. Roupas estampadas com listras, feitas em tricô e croppeds garantem combinações deslumbrantes e fabulosas.

Aproveite e leia também: Looks preto e branco: como usar a combinação clássica?

4. Calça jeans wide leg

Trend que veio para ficar, as calças jeans do tipo wide leg são as mais utilizadas atualmente. São opções sofisticadas que garantem leveza e conforto. Assim como as calças retas, a wide leg permite inúmeras combinações, principalmente despojadas.

As camisetas do modelo croppeds são as mais usadas com essa modelagem, isso porque o look fica impecável, com um toque jovial, perfeito para um passeio com as amigas.

As combinações mais style podem inovar na harmonia com peças como moletom, blazer, jaqueta de couro e camisa social. Nos pés, todo sapato é fácil de combinar, mas os tênis e os coturnos garantem um ar de diversão às peças.

5. Calça jeans jogger

Excelente opção de calça confortável, sem perder o estilo. A calça jeans jogger, assim como a wide leg, permite combinações mais despojadas e possui diversas variações de cores para looks perfeitos para qualquer hora do dia e da noite.

A calça jogger possui um estilo mais esportivo. Combine com croppeds, regatas, t-shirts e camisas sociais — são opções para qualquer lugar. Aumente a elegância usando mocassins, plataformas ou scarpins.

6. Calça mom jeans

A mom jeans resgata o street fashion dos anos 90 por meio de uma peça democrática que é essencial ao guarda-roupa de mulheres estilosas e atualizadas com a moda. O modelo dessa calça é mais solta na parte da cintura e afunilada, suavemente, na parte inferior das pernas.

A cintura alta da mom jeans é um excelente modelo para usar na rotina agitada entre várias reuniões. São opções confortáveis, atemporais e versáteis.

Faça combinações com regatas de tecidos finos — como seda e cetim — ou use estampas para deixar suas produções chiques e nada óbvias.

Você pode se interessar também: 11 estratégias para não errar em looks monocromáticos

7. Calça jeans skinny

Um dos clássicos das calças jeans, o modelo skinny é uma peça prática que as brasileiras adoram. A modelagem é mais justa em todo o comprimento, ou seja, fica bem colada no corpo. Embora seja considerado um modelo ultrapassado, é possível sair do óbvio usando esse tipo de calça feminina, criando um estilo moderno.

Use camisas estampadas, de poá ou com cores mais vibrantes como amarelo, laranja, vermelho e verde para sair do básico com as calças skinny.

As camisas brilhantes são ideais para transmitir um look mais sexy, e o blazer é uma excelente segunda peça em dias mais frios.

Gostou dessas opções de modelos de jeans para montar um look especial para qualquer hora? Não perca nenhuma novidade do mundo da moda, para isso, continue lendo os conteúdos do blog da Agilità.

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »