Looks preto e branco: como usar a combinação clássica?

Eterizado por Coco Chanel, a combinação de look preto e branco segue firme e atemporal como um clássico do guarda-roupa feminino. O duo oferece praticidade e uma baixíssima margem para erros na composição, afinal, os tons neutros são facilmente adaptáveis para diferentes estilos e ocasiões.

Da produção para o trabalho aos eventos sociais e mais formais, o que não faltam são inspirações para apostar na combinação sem perder a sofisticação, que pode ser ainda mais elevada com alguns truques de styling. Venha conferir a lista com 6 dicas de como usar e combinar o preto e branco no seu dia a dia!

Complete as dicas com o post: 7 peças must have que você precisa ter!

1. Estampas no look preto e branco

Quando pensamos na combinação de preto e branco, uma das primeiras imagens que surgem a mente é o poá, não é mesmo? Tão clássico como a própria combinação, ele nunca saí de moda e está sempre sendo repaginado com muita elegância e romantismo.

Para ousar na proposta sem perder o charme do print atemporal, aposte nas opções em que as bolinhas são maiores e o tecido tenha um pouco mais de transparência – com essas duas características seu look vai passar longe do infantilizado!

Listras e formas gráficas também são muito bem-vindas nesse clássico, principalmente se elas forem dispostas de uma maneira mais moderna na produção. Para alongar a silhueta, busque por traços verticais. Já para modernizar a estampa, as opções mais focalizadas em que o contraste se concentra em lugares específicos das peças são a melhor pedida.

2. Look preto e branco + jeans

Aqui estamos falando do trio de ouro da moda casual – básico, porém muito elegante. Somar o jeans ao seu look preto e branco é suavizar a proposta com uma peça mais dinâmica e com alta adaptabilidade.

Para um almoço com as amigas, por exemplo, você pode combinar um cropped listrado com seu blazer preto favorito e o jeans que te deixa mais confortável – para não perder a sofisticação, um salto e bons acessórios não podem ficar de fora.

Outra ótima dica para usar a terceira cor sem perder o destaque do preto e do branco é apostar em um jeans com lavagem mais clara e acinzentada, assim essa adição não vai pesar a proposta.

3. P&B no office look

O preto e branco no office look é um clássico moderno e sempre disponível para combinações incríveis. A alfaiataria é um dos nichos de moda que mais disponibiliza peças com essas duas cores, por isso, o truque aqui é combinar de forma criativa e elegante essa gama de possibilidades.

O tradicional combo blazer feminino + calça reta pode ser atualizado com uma base estampada com listras, poás e outros padrões geométricos.

Se o seu ambiente de trabalho permite opções mais descontraídas, vale a pena inclusive brincar com as proporções e apostar em peças como o blazer cropped – que para se manter dentro da proposta do look formal de trabalho pode ser completado com uma calça de alfaiataria com cintura alta e um salto blocado.

Veja também: O que é a alfaiataria e como usá-la?

4. Atualize a proposta para eventos formais

O pretinho básico é sempre um coringa para eventos formais, certo? Mas, essa proposta não precisa ser sempre básica e sem personalidade, afinal, mesmo com a atemporalidade do P&B, ele ainda oferece um toque interessante ao look.

Uma forma muito simples de atualizar a ideia é levar a combinação para os detalhes: pense em um look todo preto com uma bolsa branca, interessante não? A inversão dessa construção também pode ser interessante, como em um look com renda todo branco e um cinto preto para demarcar a silhueta!

O tipo de peça utilizado também pode fazer toda a diferença na hora de modernizar os looks clássicos formais. Aposte no preto e brancos em vestidos com recortes (se a ocasião permitir), nos looks com macacões e nos conjuntos!

5. O clássico no party look

Outra ocasião que o pretinho básico sempre nos salva é na produção para festas, mas isso não significa que o duo não pode ser usado de forma mais fashionista nesses momentos.

Já falamos sobre o poder da alfaiataria por aqui, e para criar um party look interessante ela pode ser usada em combinações com paetês, comprimentos mais curtos e outras tendências tão marcantes quanto – como as mangas bufantes e os recortes.

Os acessórios aqui também precisam brilhar! Assim como o jeans se torna uma cor complementar do preto e branco no look casual, o prata e o dourado somam aos detalhes indispensáveis que todo bom look noturno precisa ter, e os tons metalizados podem aparecer os acessórios, nos sapatos e aplicados nas próprias peças.

6. Look monocromático

Essa funciona como uma dica bônus, afinal a produção all black e o look todo branco são sinônimos de elegância e podem ser produzidos seguindo a maioria das dicas listadas aqui. Na hora de escolher qual das duas cores vai se destacar, pense na vibe que você deseja passar com a composição.

Para uma ocasião onde você deseja se sentir mais romântica, feminina e delicada, o branco é a a aposta ideal. As rendas, transparências e brilhos são, inclusive, pontos fortes para essa junção. Para que tudo não pareça tão forçado e “meigo demais”, escolha um comprimento mais curto ou midi e não deixe de lado os acessórios.

Na proposta all black, o poder é a principal característica — para reforçar essa imagem de girl boss, as estampas geométricas e a alfaiataria são suas melhores amigas. Uma modelagem mais reta e pequenos pontos metalizados nos acessórios também ajudam a compor essa figura mais imponente.

Não deixe de conferir também nosso guia completo sobre como usar o monocromático!

É incrível quantas combinações e propostas podemos elaborar a partir de duas cores tão básicas! Com essas dicas e inspirações é possível multiplicar suas possibilidades de usar os looks preto e branco com mais estilo e praticidade. Continue acompanhando nossos conteúdos sobre moda e não deixe de conferir várias informações sobre cores que combinam com rosa, outra cor coringa no guarda-roupa feminino!

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »