Guia do Look Monocromático: 11 estratégias para não errar!

Como apostar no look monocromático? Aprenda com as dicas Agilità!

O look monocromático é um queridinho das fashionistas e presença confirmada nas referências mais atuais do universo da moda, mas se você ainda torce o nariz para esse tipo de composição, saiba que ela não tem mistério nenhum. A ideia básica aqui é apostar em uma única cor para escolher todas as peças do look, e apesar desse conceito simples, as combinações monocromáticas costumam impressionar pela vibe moderna e atemporal dos looks.

Para aprender como escolher as cores para seus looks monocromáticos e garantir as melhores dicas para montar essas produções, continue acompanhando o conteúdo que o time da Agiità preparou para você!

O que é um look monocromático?

Como o próprio nome já diz, a proposta monocromática tem como objetivo destacar de forma predominante uma única cor. Porém, essa combinação também pode receber algum complemento em relação aos tons escolhidos.

O efeito tom sobre tom é um dos truques de styling mais tradicionais dessa tendência. Com ele as cores permanecem sendo as mesmas para todas as peças do look, mas os tons da composição são variados entre opções mais claras, escuras, abertas ou fechadas da opção “original”.

Quais são os melhores tons para um look monocromático?

No momento de escolher a cor certa para o seu look monocromático, é possível observar fatores como a frequência que essa cor, e seus tons, aparece no seu closet, opções que combinam com sua coloração pessoal ou até mesmo apostar em uma paleta que se adapta bem para todos os compromissos do dia. Confira 8 sugestões de cores e tonalidades para começar a usar o monocromático no seu próximo look!

1. Look All Black

O look todo preto é uma alternativa universal para a elegância e a versatilidade. Seja para uma situação mais formal, como o trabalho, ou um evento à noite, ele é a opção certeira, e mais óbvia, quando o assunto é look monocromático.

Um truque indispensável para quem deseja quebrar um pouco do all black sem perder a elegância da cor no look é combiná-lo com acessórios e calçados metalizados – prata ou dourado vão muito bem em uma proposta mais sofisticada.

2. Look Branco

Perfeitos para os dias mais quentes do verão, o look all white está super em alta e perdeu de uma vez por todas o estereótipo de “uniforme médico”. Para deixar essa produção ainda mais trendy, vale a pena apostar em texturas, recortes, transparências e acessórios em tons pastéis, que oferecem um charme feminino e delicado para a composição.

3. Look Rosa

Essa é a opção certa para quem quer brincar com o tom sobre tom, afinal, o rosa é uma das cores que oferece as possibilidades mais elegantes e com diferentes tonalidades. Vale a pena mesclar nas peças e nos acessórios tons de pink com rosa queimado, rosa claro, tons pastel e outras nuances que possam garantir esse toque elegante e divertido da cor.

4. Look Amarelo

A combinação monocromática com amarelo é a cara do verão, e essa também é uma cor que permite a aplicação do efeito tom sobre tom. Uma forma de manter a elegância com esses tons mais vibrantes é apostar na alfaiataria ou no look de peça única, como vestidos e macacões estampados.

5. Look Vermelho

O look all red com certeza é a opção mais poderosa quando pensamos nas combinações monocromáticas. Sinônimo de glamour e muita personalidade essa combinação é perfeita para ocasiões marcantes – como uma reunião importante, um evento especial ou aquele dia em que você está com a autoestima nas alturas.

Apesar do poder do vermelho pedir um salto incrível, em compromissos menos formais, é possível substituir essa combinação icônica por um tênis branco coringa!

6. Look Azul

O azul é outra cor que, assim como o rosa, também oferece muita versatilidade nas suas tonalidades. Do azul marinho dos jeans ao azul royal, muito comum em blazers e jaquetas, a paleta monocromática dessa cor promete continuar sendo tendência nas próximas estações, principalmente nas estampas e nos tons mais clarinhos, como o azul bebê.

7. Look Verde

Além das propostas mais tropicais e cheias de informação, o verde também pode oferecer um visual sóbrio e sofisticado, principalmente com os tons mais escuros e fechados, como o verde militar. Uma ótima forma de usar a cor com mais elegância, dos pés à cabeça, são os tecidos mais robustos combinados a modelagens mais retas, como as da alfaiataria.

8. Look Cinza

Você é do tipo mais básica e tem medo de apostar no monocromático por achá-lo muito chamativo? Saiba que essa tendência é tão versátil que oferece opção até para quem busca por opções mais discretas. O cinza é perfeito para manter a seriedade do look sem perder seu toque fashionista, e para agregar uma bossa a mais na produção, aposte em detalhes coloridos, estampas ou acessórios que se destacam – como os dourados!

Como criar looks monocromáticos para qualquer situação?

No universo dos looks monocromáticos, as cores são prioridade para acertar na trend mas, para irmos além desse aspecto, é importante combinar as peças certas para garantir uma produção coesa, de personalidade e sofisticada, independente dos tons escolhidos. E se você está se perguntando se existem alternativas para deixar o monocromático prático e descomplicado… A resposta é sim! Confira 3 opções que não podem ficar de fora da sua wishlist!

9. Matching Sets e Conjuntos

Se existe um coringa dos looks monocromáticos, eles são os matching sets e os conjuntos, afinal, eles já oferecem a produção praticamente completa e sem muito esforço.

Os matching sets são perfeitos para uma produção mais despojada, mas que ainda assim deseja manter a sofisticação. E apesar da sua pegada mais comfy, eles podem ser utilizados com acessórios mais elegantes até mesmo em ocasiões sociais, como no trabalho, o segredo aqui é apostar em tecidos mais nobres como a seda e o linho.

Já na hora de encontrar o conjunto perfeito para sua produção monocromática, é essencial buscar também por essas características que elevam a produção. Como tradicionalmente eles não possuem a terceira peça, ela também precisa ser pensada para manter a identidade do look.

10. One piece look

Macacões e vestidos são coringas no closet de qualquer mulher, e com o monocromático essa praticidade não seria diferente. O truque para aproveitar a versatilidade do one piece look sem perder o estilo é brincar com outros detalhes que possam complementar as informações de moda da produção. Estampas, recortes, transparências e aplicações oferecem um toque de glamour a qualquer combinação.

11. Brincando com volumes e texturas

O look monocromático tem um toque moderno em sua formação, por isso, esse jogo de possibilidades com volumes e texturas não pode ser deixado de lado. Mangas bufante, tecidos mais rústicos como o linho, blusas de um ombro só, laços nos ombros, rendas, guipir e outros detalhes ajudam a elevar o valor da produção para outro patamar. Aposte sempre neles!

Democrático, versátil e atemporal: essas três características são perfeitas para definir a tendência das produções monocromáticas, e apesar do impacto visual, ficou claro que elas são perfeitas para um momento mais fashionista da rotina!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog Agilità e mantenha-se sempre informada sobre o universo das tendências de moda!

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »