Tipos de estampas: veja as principais do mundo da moda

Você já percebeu como as estampas desempenham um papel importante na moda? Esse recurso é utilizado há muito tempo como forma de dar um charme a mais em peças como vestidos, calças, shorts, casacos, macacões e blusas, utilizando padronagens discretas ou mais coloridas.

Estampas clássicas, como o xadrez e o floral, foram sendo modificadas para se atualizar com as principais tendências. Também foram surgindo novos padrões que foram ganhando seu espaço entre as passarelas e as ruas.

Hoje podemos observar uma variedade grande de desenhos que podem ser explorados em looks mais casuais e sofisticados. Te convido a conhecer um pouco sobre os principais tipos de estampas, continue a leitura!

1. Floral

A estampa floral ganhou notoriedade no século XIV, com o movimento artístico Art Nouveau, que explorava o desenho de plantas, flores e outras formas e estruturas naturais. No Brasil, diante da sua rica fauna, a padronagem é explorada nos mais diferentes estilos. Dependendo do formato das flores, do seu tamanho e da composição de cores, o tecido floral pode compor diversos visuais.

Por exemplo, tecidos com flores em tons suaves de rosa podem transmitir delicadeza e são ideais para looks românticos. Já uma peça com print floral com cores mais neutras, como preto e branco ou branco e dourado, criam uma atmosfera mais elegante, principalmente quando estampam tecidos fluidos.

2. Liberty

A estampa liberty é uma variação da estampa floral. Criada pelas mãos do empresário britânico Arthur Liberty, ela é composta por flores de tamanho bem pequeno. A padronagem é discreta e elegante, tanto que se tornou a preferida da realeza.

Porém, peças com estampa liberty também são democráticas: podem compor looks mais casuais e até serem combinadas com jeans. É possível encontrar tecido com este desenho com diferentes cores e combinando folhas e ramos.

3. Poá

A primeira referência que vem à cabeça quando vemos uma peça com estampa poá é os anos 60, porque as bolinhas marcaram os looks da época, principalmente nos femininos, como nas saias rodadas, vestidos e lenços.

Grandes ou pequenos e variando a combinação de cores, hoje a estampa poá pode compor desde um visual retrô elegante até uma estética mais moderna e divertida.

4. Chevron

Com linhas zigue-zague, a estampa chevron adiciona dinamismo e movimento à moda. Lançada nos anos 50 pela grife italiana Missoni, ela faz sucesso até hoje, sendo, muitas vezes, relacionada a uma padronagem mais moderna. Mesclando cores neutras ou mais coloridas, pode ser adicionada tanto em looks mais clássicos quanto nos mais despojados.

5. Paisley

A estampa Paisley é caracterizada por padrões e curvas que formam desenhos que se assemelham a folhas dispostas de forma aleatória. Uma escolha vintage que ressurgiu como uma tendência contemporânea, com um histórico bastante interessante na moda.

Originalmente uma estampa nobre, em 1808 ganhou fama por ser produzida em grande escala na cidade escocesa Paisley, deixando de ser exclusividade de vestimentas da aristocracia britânica. Mais tarde, nos anos 1970, passou a ser símbolo do movimento hippie, invadindo bandanas e roupa da época com cores vibrantes.

6. Pied-de-poule

Quase uma exclusividade de peças de inverno, a estampa pied-de-poule (do francês, “pé de galinha”) é um padrão clássico caracterizado pela repetição simétrica de formas semelhantes a marcas deixadas pela pisada de galinhas no chão. É mais comum na versão com as cores preto e branco e em peças como terninhos de tweed e casacos.

7. Xadrez

A estampa xadrez é uma das mais populares do mundo todo e pode ser vista em roupas como blusas, camisas, vestidos, calças, casacos e em acessórios como bolsas, gravatas e cachecóis.

Do vichy ao tartan, o xadrez possui uma rica variedade de padrões! Elas podem variar a largura das linhas, a distância entre uma e outra e a combinação de cores. Clássico e adaptável, pode evocar desde um visual colegial até um estilo mais boêmio.

8. Tartan

Uma estampa popular na Escócia, o tartan é um padrão quadriculado composto por linhas cruzadas de forma distinta e cores variadas. Sinônimo de elegância, é muito usado em roupas de inverno, especialmente em tecidos de lã grossa.

9. Animal Print

Onças, zebras e cobras dão vida ao animal print! Esta é uma estampa audaciosa que adiciona um toque selvagem e exótico a qualquer guarda-roupa. É uma escolha ousada, que está entre uma das preferidas entre os amantes da moda.

Apesar disso, ela é muito usada em composição com peças mais neutras como preto e branco. Além de estampar roupas, o animal print também pode ser encontrado em sapatos e acessórios, como cintos, bolsas e lenços.

Hoje vimos que os tipos de estampas variam em padronagens clássicas e que surgiram em conjunto com tendências da moda e do momento.

Se você gosta de acompanhar temas como este ou gosta de se inspirar em looks de diversos estilos, continue acompanhando o blog da Agilità!

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »