Prêt-à-porter é um termo francês que significa “pronto para vestir”. Confeccionadas em moldes e tamanhos padronizados, são as roupas prontas para serem levadas para casa no ato da compra.
Na época do surgimento da prêt-à-porter, já existiam lojas de departamento e produção em massa, mas que não apresentavam boa qualidade em suas produções
Apesar de serem roupas confeccionadas em grande escala, o prêt-à-porter surgiu com uma visão de moda e em busca da qualidade em suas roupas, mas que não fossem como a alta-costura.
No post de hoje, falaremos sobre a diferença entre prêt-à-porter e outras formas de produção de peças, suas vantagens e também sua história.
Continue a leitura e aprenda mais!
Qual a diferença entre prêt-à-porter e ready-to-wear?
O prêt-à-porter visa valorizar a qualidade das roupas, enquanto a ready-to-wear prezava pela grande quantidade de produção sem preocupação na qualidade.
O ready-to-wear (pronto-para-vestir), surgiu no final da década de 20 nos Estados Unidos com um novo formato de consumir roupas, que visava a produção em massa de camisas, calças, vestidos e outros.
Esse formato de produção em larga escala, interessou os franceses que, até então, só produziam Haute Couture (alta-costura). Então, em 1948, surgiu na França o prêt-à-porter.
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Os dois modelos, apesar de adotarem a produção em massa, tinham objetivos diferentes. O prêt-à-porter observava que as lojas de departamento vendiam peças de baixa qualidade, sem senso estético da moda e com recortes defeituosos.
O modelo francês, surgiu para inovar e melhorar a forma em que era trabalhado o ready-to-wear. O objetivo era fabricar roupas, prontas para o consumo, mas de alta qualidade, visando os conceitos da moda.
Diferença da alta-costura para a prêt-à-porter
Ao contrário da prê-à-porter, a alta-costura era confeccionada sob-medida de forma exclusiva. Esse modelo, desde sempre, é ligado ao luxo e a classe A da sociedade.
O termo “alta-costura” só pode ser utilizado em marcas com autorização da Federação da Costura e da Moda e o Ministério da Indústria da França.
Para conseguir essa autorização, a marca necessita seguir regras como:
- roupas confeccionadas em ateliê e a mão;
- deve ter desfiles para apresentação de coleções a comunidade da moda;
- e quantidade mínima de prova de roupa para os clientes.
A prêt-à-porter é uma produção em larga escala, com propósitos mais comerciais. São peças de alta qualidade, porém com um valor mais acessível comparado a alta costura.
Esse modelo de produção também conta com desfiles e coleções, com objetivos mercadológicos. Capitais como Nova York, Londres, Milão e Paris são o foco principal para esse modo de produção.
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História da prêt-à-porter
A história da moda “prêt-à-porter” remonta ao século XIX, mas ganhou destaque no século XX, marcando uma mudança significativa na indústria da moda e na forma como as roupas eram produzidas e vendidas.
- No século XIX, o conceito de roupas pré-fabricadas começou a surgir, especialmente nos Estados Unidos. Lojas de departamentos e catálogos de moda ofereciam roupas feitas em tamanhos padrão, o que facilitava a compra de roupas prontas para uso imediato, em oposição à alta costura sob medida.
- O termo “prêt-à-porter” se popularizou na França durante as primeiras décadas do século XX. Grifes de moda começaram a produzir coleções prontas para serem vendidas nas lojas em tamanhos padronizados. Isso marcou uma mudança significativa em relação ao modelo anterior, no qual a alta costura era praticamente a única opção de moda disponível.
- Depois de toda mudança ocorrida nos últimos anos na Europa, a visão em relação ao dinheiro havia mudado. As pessoas já não procuravam tanto por peças exclusivas e caras.
- Em 1959, Pierre Cardin, um estilista que já havia trabalhado para a Christian Dior, tem a grande ideia de fazer uma coleção para uma loja de departamentos, onde as pessoas poderiam entrar e provar as roupas. Apesar de Cardin ter sido um grande nome para a prêt-à-porter, o estilista por trás de levar esse formato para França foi Yves Saint Laurent.
O prêt-à-porter revolucionou a forma como as roupas são produzidas, vendidas e consumidas, tornando a moda mais acessível e democratizando o estilo.
Após esse marco, surgem diversos nomes conhecidos até hoje no contexto da moda, como Giorgio Armani, Versace e Dolce & Gabbana.
Vantagens da prêt-a-porter
O conceito de prêt-à-porter (pronto para vestir) na moda oferece várias vantagens para os consumidores, designers, fabricantes e para a indústria da moda como um todo.
- Peças de alta qualidade: utiliza materiais de excelente qualidade, tornando as peças duráveis;
- Variedade de opções: pode-se encontrar diversos estilos de estilistas que adotaram o prêt-a-porter. Do clássico, casual, fashionista e outros;
- Fácil acesso de comprar: As pessoas podem encontrar tanto em lojas físicas quanto online para adquirir uma peça;
- Prova de roupas: em lojas físicas, você consegue provar as roupas, que não acontecia na alto costura;
- Lançamento de coleções: São lançadas ao menos 2 coleções por ano, renovando os produtos e antenado a moda do momento;
- Desfiles de apresentação: conta com desfiles para mostrar ao público as novas peças criadas.
O Prêt-à-Porter, representa uma revolução na moda, que trouxe diversas vantagens para seus consumidores. Sempre focando na qualidade e na versatilidade de estilos e coleções, tornou a moda acessível ao público mais amplo, contribuiu para a valorização da produção em massa e permitiu a ascensão de diversos nomes da moda.
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