Bordado Richelieu: o que é e como usar looks da trend

As tendências de moda são atualizadas a cada ano, mas sempre buscam inspirações no que já foi sucesso no passado. Dentre elas, está o bordado Richelieu!

Com características bem tradicionais, a técnica é conhecida por ser utilizada em cortinas, almofadas e jogos de cama, mas ganhou as passarelas, tornando-se um detalhe sofisticado em blusas, shorts, saias e vestidos.

Hoje, trouxemos um conteúdo completo sobre o tecido Richelieu: como ele surgiu, quais são suas características e como usar peças com esse acabamento em diversas produções, confira!

O que é o tecido Richelieu?

O tecido Richelieu é produzido com uma trabalhosa técnica de bordados, conhecida como uma das mais antigas do mundo. Se assemelha a uma renda e pode variar nos detalhes: desenhos de folhas, flores e geométricos estão entre os mais utilizados.

Essas formas são contornadas por meio de um ponto chamado de casear. Geralmente usam-se linhas brancas e tecidos claros e leves. É um trabalho manual que exige muita técnica e paciência, mas que tem um resultado bonito e é sinônimo de sofisticação.

modelo com pelas elaboradas em tecido richelieu

O paetê é outro tecido que faz sucesso nas roupas, confira: O que é paetê? Conheça o tecido que retornou com tudo!

Qual a origem do bordado Richelieu?

Este tipo de bordado surgiu na Itália e data dos séculos 14, 15 e 16 pelas mãos das freiras que produziam os tecidos finos para o uso no eclesiástico.

Nessa época, acontecia o Renascimento, um movimento artístico, cultural e científico que mais tarde se expandiu para outras regiões da Europa. E o mesmo ocorreu com o tecido Richelieu: o bordado migrou não só para os países europeus, mas também para o mundo todo!

A técnica passou a ser realizada por especialistas e relacionada à nobreza e à realeza. Enxovais, toalhas de mesa e demais adereços para a casa com este bordado eram considerados presentes de elevado nível.

O nome ” Richelieu” foi influenciado pelo cardeal e ministro Armand Duplessis, o conde Richelieu. O católico francês foi o primeiro-ministro de Luís XIII e, por gostar tanto deste tipo de bordado, criou oficinas para incentivar o trabalho manual do tecido para a monarquia.

Como o bordado Richelieu chegou ao Brasil?

É provável que o bordado Richelieu tenha chegado ao Brasil com a corte portuguesa, em 1808. As vestimentas com o tecido e as rendas chamaram a atenção dos que viviam no país e se tornaram um desejo de consumo.

Mas, por aqui, este tipo de bordado era exclusividade da elite e relacionado a funções decorativas em situações privilegiadas. As mulheres escravas e de classes mais baixas eram as responsáveis pelo trabalho manual e por cuidar de cada peça.

Atualmente, o bordado Richelieu ganhou novas formas de produção. Além da trabalhosa técnica manual, o efeito também pode ser conquistado com cortes a laser.

Roupas com bordado Richelieu: sinônimos de elegância e sofisticação

Os detalhes manuais como bordados e rendas vêm ganhando destaque na moda. Elas deixam as peças mais delicadas e autênticas, já que podem ser criados diversos modelos de desenhos valorizando a gola, mangas, o busto de blusas e o comprimento de shorts, calças e vestidos.

Ao contrário dos enxovais com esta técnica que priorizam o uso de tecido em tons claros, a moda traz uma ampla possibilidade de cores. Podemos encontrar desde peças coloridas que são tendências de cada estação até as cores que nunca saem de moda, como o preto, nude e branco.

As peças que aliam este detalhe mais tradicional com cortes modernos e contemporâneos são bem fáceis de combinar e podem compor diversos estilos. Confira abaixo algumas sugestões:

Camisa off-white com bordado Richelieu

A camisa de modelo tradicional off-white já traz uma certa formalidade para um look. O detalhe bordado pode compor as mangas e a área frontal e fornece uma sofisticação a mais à peça.

A combinação com uma calça em alfaiataria de mesma cor e um sapato de salto alto é uma escolha certeira para eventos mais formais.

modelo com camisa off-white bordada richelieu

Confira o post: Look all white: conheça a trend e saiba como usar!

Vestido com bordado Richelieu

Os vestidos com esse bordado são peças que falam por si só! Do curto ao comprido, do despojado ao clássico, essas roupas são versáteis e podem ser a escolha para diversas ocasiões.

Dependendo da posição do detalhe, o look dispensa o uso de acessórios como pulseiras e colares. Optar por um brinco de pouco destaque é ideal para deixar a peça brilhar!

Blusa cropped com bordado Richelieu

O bordado Richelieu também pode compor looks mais modernos, sem perder a elegância. O cropped é uma tendência da atualidade e, quando ganha esse detalhe tradicional, ganha um toque sofisticado.

Fica perfeito quando combinado com uma calça ou saia midi de cós alto com o mesmo tecido e detalhes bordados e com uma sandália de salto quadrado.

modelo com blusa cropped preta tecido richelieu

Você já conhecia o bordado Richelieu? É incrível como alguns tecidos nunca perdem seu lugar na moda, não é mesmo? Confira também Veludo: 5 principais tipos e aplicações incríveis em looks.

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »