Tipos de decote: conheça os efeitos e use a seu favor!

Na hora de escolher uma blusa ou vestido, a região do busto costuma ser um dos principais pontos de destaque. Por isso, refletir sobre os diferentes tipos de decote e seus efeitos é fundamental para valorizar ao máximo suas características pessoais.

Assim como escolher a roupa com o melhor caimento, saber explorar os diferentes tipos de decote é algo que pode te deixar mais confiante e confortável ao vestir um look. Uma vez que os decotes adaptam seus recortes e modelagens a cada mulher de forma particular, causando efeitos muito diferentes.

Se você analisar bem, sempre haverá o decote certo para cada corpo e cada ocasião. Pensando nisso, a Agilità reuniu neste post os principais tipos de decote do universo fashion para que você conheça e encontre aqueles que podem potencializar ainda mais as suas produções. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Um ombro só

Clássicos e elegantes, os decotes de um ombro são verdadeiros ícones atemporais da moda. Com um efeito alongador para o pescoço, essas peças costumam deixar um ombro inteiro à mostra, expondo também uma parte da clavícula.

Em função de sua alça única, ele acaba sendo mais indicado para mulheres com seios menores e de ombros mais estreitos, já que o potencial de sustentação diminui com uma alça só — ideal para quem deseja alongar a silhueta!

A alça única pode ser lisa e básica, com um acabamento mais minimalista, ou mais elaborada e ampla, com pregas, uma manga bufante e babados. A escolha ideal para quem deseja adicionar um toque de glamour ao look.

modelo com peça de decote ombro só

2. Decote quadrado

Coringa para todos os corpos e estilos, o decote quadrado é uma escolha infalível para destacar o colo com sofisticação. O formato quadrado é perfeito para quem precisa de uma boa sustentação dos seios ou quer ocultá-los mantendo uma abertura no colo.

Ele vai muito bem com peças oversized e que chamam mais atenção para essa área. Com linhas retas e angulares, ele se estende da base do pescoço aos ombros e pode ser facilmente adaptado a diferentes tipos de dresscode.

3. Decote V

Perfeito para destacar e valorizar o busto, o decote V é um dos queridinhos da moda em termos de corte e modelagem. Um estilo de decote mais sensual, que é capaz de afinar a silhueta e salientar os seios.

Caracterizado por seu formato em V, esse decote desce afunilando a partir do pescoço, deixando o colo à mostra. Muito versátil, ele pode ser encontrado em diferentes níveis de profundidade e também em peças com estilos diferentes. Ainda, se encaixa desde as composições casuais do dia a dia até os diversos tipos de vestidos de traje esporte fino.

Uma dica especial para esse estilo de decote é aproveitar a extensão de pele que fica em evidência para encaixar acessórios de destaque, como colares com pedras, colares gravatinha e assim por diante.

modelo com decote em V

4. Decote em U

Bastante autoexplicativo, o decote em U é mais um integrante da lista de tipos de decotes que vão bem com tudo. Versátil, ele fica lindo em quem tem seios grandes e é um ótimo aliado para dar aquele up nos seios pequenos, deixando-os em evidência.

Assim como o decote V, o decote U pode ser encontrado em diferentes profundidades, enriquecendo peças como regatas, tops, croppeds, blusas de manga longa e vestidos. Ainda, vai bem com calças que vão do jeans à alfaiataria.

5. Canoa

Aposte no estilo canoa para um ar mais poético, sem deixar muito do colo à mostra. Com uma abertura arredondada e ampla, o decote canoa deixa metade das clavículas à mostra, mas continua cobrindo parte dos ombros.

Variando um pouco entre uma versão mais aprofundada e outra um pouco mais rasa, esse decote é ideal para criar um visual sóbrio para te acompanhar em situações profissionais com elegância e minimalismo.

6. Ombro a ombro

O decote ombro a ombro é um clássico da Era Vitoriana que vem sendo adaptado com o passar dos anos, sem jamais sair de moda. Essa opção elegante é a aposta perfeita para quem deseja tirar o foco dos quadris e dar mais atenção ao colo.

Um verdadeiro must have do closet das fashionistas que admiram o estilo romântico, as peças com decote ombro a ombro transmitem sensações de muita graciosidade e poder. Perfeito para usar no alto verão!

modelo com vestido de decote ombro a ombro

7. Decote coração

Para as românticas de carteirinha que já se interessaram pelo decote ombro a ombro, sem dúvidas o decote coração vai agradar. Esse clássico que foi adaptado para a moda contemporânea é famoso pelo seu formato confortável que contorna os seios, deixando o colo e as clavículas em evidência.

Alguns de seus principais diferenciais incluem o potencial de alongar o seu pescoço, afinar a silhueta e deixar o busto em evidência. Eles podem ser usados em peças com alças finas, mangas bufantes e mais — fica bem com praticamente tudo!

Como escolher o tipo de decote ideal?

Agora que você conheceu os principais modelos de decote para suas próximas composições, analise qual a sua necessidade em termos estéticos e de moda. A chave é unir o seu gosto pessoal com o seu tipo de corpo e escolher aquilo que te faz sentir bem.

modelo com vestido preto tomara que caia

Gostou do nosso guia? Compartilhe o post com aquela amiga que não pode perder essas dicas. Aproveite para complementar a leitura de hoje conferindo as cores que são a promessa do verão 2023, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as fashion tips da Agilità!

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »