Para as noivas: o que usar no casamento civil no cartório?

O que usar no casamento civil? Ideias para um visual sofisticado!

O casamento civil é um dos marcos da vida de toda mulher, afinal, é uma data que exige muita programação e espera. Além disso, é claro, é uma ocasião super especial e pede por um visual mais especial ainda.

O evento se torna mais importante ainda se não houver a cerimônia no religioso, afinal, as fotos e memórias estarão todas voltadas para o cívil. Mas, e então? Qual a roupa perfeita para usar no casamento civil? Vale a pena estar preparada e munida de peças-chave na hora de criar seu look

Nós separamos algumas dicas incríveis com ideias para você estar linda nessa ocasião tão especial. Vamos lá?

O que se espera de um casamento no cartório?

O casamento no cartório tem algumas particularidades que podem fazer a diferença na hora de escolher o que vestir. Por exemplo, o casamento civil só pode ser realizado durante o dia, então, é recomendado que se evite looks com muitos brilhos ou bordados em pedraria. Os trajes devem ser mais clássicos, discretos, porém o aspecto clean não é sinônimo de visual sem graça.

look com vestido branco curto e acessórios dourados

Além disso, casamentos no cartório geralmente acontecem em locais que não comportam muitas pessoas, então, se os noivos optarem por não fazer a cerimônia religiosa depois, um almoço para mais convidados pode ser a saída para celebrar esse momento tão especial.

Pensando nisso, a noiva pode optar pela combinação de um tailleur, com uma calça ou saia para a cerimônia e, para a recepção dos convidados, apostar em um vestido mais leve, que dê mais conforto para aproveitar o momento, sem deixar o estilo de lado.

Como se vestir para casamento no cartório?

A moda é muito democrática e em momentos que exigem looks mais formais não seria diferente. O momento do casamento é singular, por isso, é importante que a noiva se sinta na melhor versão de si mesma.

Vestidos, conjuntos, macacões, blazers e saias são ótimas alternativas para esse momento. De qualquer forma, invista em modelagens sofisticadas, cortes clássicos, elegantes, que te ajudem a oferecer a esse momento todo o peso e importância que ele possui.

vestido branco curto com mangas longas e renda

Quanto às cores, o branco ainda é o mais comum, mas é importante que você não se prenda a ele. Nada impede o uso de acessórios coloridos, que agreguem mais vida ao visual. Usar brincos e colares dá um destaque a mais para o look da noiva, escolha-os de acordo com sua personalidade, com certeza ficarão lindos, sendo minimalistas ou mais extravagantes.

Já nos pés, o ideal é investir na elegância do salto alto. Saltos finos, quadrados, plataformas, geométricos, todos são bem-vindos nessa ocasião. Os tons em nude e metalizados normalmente são muito usados. Porém, lembre-se que em cada um dos aspectos listados, equilíbrio é o mais importante. É ele que irá garantir um visual sofisticado, digno da linda noiva que você é!

É obrigatório a noiva usar vestido no casamento no cartório?

Não, não é. Tudo depende do estilo da noiva e nada impede que ela invista em looks diferentes. Você é livre para vestir o que quiser na hora de dizer o seu “SIM”.

Se o casamento no cartório for a única celebração da união dos noivos, essa é uma ótima chance de fazer do vestido um ponto de destaque, afinal, ele pode sim ser glamouroso, já que será o único momento em que a noiva poderá usá-lo, porém, ainda assim, não é a única alternativa.

vestido curto branco com jaqueta branca

Tipos de vestidos para usar no cartório

Nós sabemos que os vestidos são os queridinhos das mulheres para celebrar momentos importantes, afinal, vestem super bem, são elegantes e combinam com qualquer momento. Mas, na hora de escolher a roupa ideal para casar no cartório é preciso elevar a régua, ter bons critérios e buscar o visual mais requintado possível. Cada modelo tem uma característica especial, que pode te ajudar na escolha, olha só:

Vestido longo para casamento no civil

O vestido longo é um clássico da elegância e tem muito significado principalmente quando o assunto é casamento. Nesse caso, a única ressalva fica para o volume e a cauda. Tenha cuidado com esses aspectos, já que normalmente os cartórios são locais movimentados, com grande fluxo de pessoas, devemos ter cuidado para que nenhuma situação desconfortável se crie.

Vestido midi para casamento civil

Para quem não se sente confortável em usar um vestido longo, o vestido midi é uma peça muito elegante e atemporal, excelente para usar em casamentos dentro ou fora dos cartórios e em dias quentes. Eles não deixam a desejar no requinte e estão super em alta. Você pode optar por uma opção que valorize seu corpo, te ajude a se sentir segura e confortável, sem perder o estilo.

look vestido midi com salto fino

Vestido curto para casamento no cartório

Nada impede que você opte por um vestido curto, viu? Ele é perfeito para alinhar a formalidade do evento ao seu estilo. Lembre-se que um vestido zibeline curto é bem mais formal do que um vestido longo de malha, por exemplo.

Ah, não se esqueça que a Agilità tem uma enorme variedade de vestidos e outras peças maravilhosas para você usar no seu dia especial. Que tal conferir? Nós separamos alguns modelos de vestido fabulosos para usar em casamentos, acesse, temos certeza que você vai se apaixonar.

nova usando vestido branco curto

Bônus: o que o noivo deve usar no casamento civil?

Pensando no look, o terno é uma ótima opção por ser elegante e trazer a formalidade que o casamento civil costuma ter. Há casos em que o casal opta por fazer uma cerimônia mais informal, então, uma calça social + camisa vão cair muito bem. O jeans é considerado informal demais para a ocasião, então é recomendado que ele seja evitado.

Leia também: O que é alfaiataria? Entenda e saiba como usar!

Precisa usar gravata no casamento civil?

Essa é uma dúvida bastante comum e vai depender do tom de formalidade que o noivo quer passar. Usar o paletó sem gravata também é uma opção e, para dar um toque a mais, o noivo pode usar um lenço no bolso para se diferenciar dos demais convidados. Fica um charme!

A moda masculina para homens permite o uso de shorts em casamentos?

Não existe uma lei que impeça que homens utilizem shorts na cerimônia de casamento no civil. É claro que, como falamos anteriormente, se for uma opção do casal fazer algo mais descolado e com looks mais despojados, está liberado. Porém, nada de desequilíbrio entre os noivos, combinados? Se a noiva estiver magnífica em seu visual, com certeza o shorts do noivo está proibido!

Em resumo, o look do casal vai depender da formalidade da celebração. Considere sempre os seguintes pontos: o local da cerimônia, o tipo de comemoração que farão depois, quais serão os convidados. Todos esses aspectos são importantes para que o dia do casal seja sensacional!

Agora que você já conheceu alguns looks é hora de se programar e escolher o que mais combina com você para celebrar esse momento tão especial. Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossos posts, adoramos ter você por aqui! Até mais!

Deixe um comentário