Afinal, o que é alfaiataria? Entenda e saiba como usar!

Afinal, o que é alfaiataria? Entenda e saiba como usar!

A ideia de estruturas elegantes e cortes finos com acabamentos super alinhados faz parte de diversos conceitos da moda, alguns mais conceituais e outros mais despojados. Ainda sim, dentre todos eles, o que mais esbanja elegância e aprumo são as peças em alfaiataria, que vêm atravessando séculos a fio com seus trajes sob medida, sua estética e etiqueta. Para muitos, apenas um termo, para outros, o visual do momento, mas para o mundo fashion, esse é, sem duvida o estilo de corte mais estiloso e fino entre todos.

Alfaiataria é costumeiramente usado com um termo para definir algum tipo de corte mais trabalhado e com alguma elegância. Ainda que o estilo também possa apresentar essas características, ele é muito mais do que simplesmente uma roupa elegante. A alfaiataria é um conceito elaborado e bem trabalhado com cortes refinados e alinhamento de costura feita com precisão.

Ainda que suas primeiras peças tenham sido feitas exclusivamente por e para homens lá no final da idade média, o corte acabou ganhando espaço no vestuário feminino ainda naquele período e tomou proporções muito maiores séculos depois com as mudanças sociais ao redor do mundo conquistando efetivamente seu devido espaço na feminina e não saindo nunca mais de lá.

Para deixar tudo mais claro e explicar em detalhes o que é efetivamente a alfaiataria, a Agilità preparou um texto super legal e informativo para você entender muito mais desse estilo incrível e mega chique. Entenda sua origem, suas influências e algumas dicas bem atuais de como usar o corte. Fique com a gente e confira o conteúdo que o time da Agiità preparou para você!

E o que é a Alfaiataria?

A Alfaiataria é uma prática de costura e se utiliza de conhecimentos matemáticos (geometria e aritmética) e de corte, tinturaria e tradições têxteis da tecelagem e acabamento de tecidos atrelados aos conhecimentos sobre a forma do corpo humano na criação de peças mais sofisticadas e confortáveis, feitas totalmente sob medida. O termo é também costumeiramente atrelado a cortes mais trabalhados e com alguma elegância, ainda que o estilo também possa ser isso, o conceito é definido por modelos mais elaborados com cortes refinados e alinhamento de costura feita com precisão.

De onde vem essa tal de alfaiataria?

O início dessa história data de alguns séculos no passado, lá na Espanha e Paris do século XII seguindo até por volta do século XIV. Nesse momento, com a ascensão da burguesia vigente, os Alfaiates, com suas oficinas espalhadas por diversas cidades, começaram a produzir roupas feitas sob medida e exclusivamente para homens, com tecidos nobres e modelos exclusivos cheios de bordados e acabamentos elaborados.

Com o crescimento e a popularização da profissão e de seus produtos, e somente no final dos anos 1600, as mulheres conquistaram seu direito de trabalhar como alfaiates, e apenas devido a uma percepção do senso comum vigente da época de que a confecção de roupas feita por mulheres garantia a “decência e a modéstia” das mulheres jovens e adultas.

O termo Alfaiataria também tem uma origem um tanto curiosa, a palavra vem do árabe, al-hayyât, e significa apenas “costureiro”. Esse era o nome dado as oficinas de costura que cercavam a cidades e produziam peças as tais peças exclusivas masculinas e presavam pelas medidas precisas tiradas no corpo de cada cliente.

Como surgiu a alfaiataria moderna?

Agora as coisas começam a ficar mais interessantes. Ainda no início do século XX, os trajes mais elaborados e bem cortados eram reservados somente os homens e serviam, com seus bolsos e compartimentos feitos para o trabalho, quase que exclusivamente para facilitar o dia a dia.

Com o avanço dos modelos masculinos, veio junto o avanço na tecnologia e nas técnicas empregadas para a produção desses trajes e, junto com isso, melhores tecidos e matérias-primas.

Com a chegada da Primeira Guerra Mundial e a ida dos contingentes masculinos para o confronto, os cortes mais finos e tecidos de qualidade acabaram sendo oferecidos as mulheres, já que agora só elas poderiam consumir essas roupas. A moda tomou força nos anos 1940, gerando polêmica até mesmo no cinema, mas foi somente com o nascimento dos movimentos feministas nos anos 1960 que a Alfaiataria ganhou o mundo se tornando efetivamente uma moda, um estilo, um movimento fashion, e agora voltado para as mulheres.

Foi nesse período histórico que a Alfaiataria se definiu e junto a ela uma nova indústria da moda. As definições atuais de moda são fruto, em muito, de toda a revolução implicada nesse momento em particular, seja em tendências ou nas estruturas abrindo as portas para novos modelos, novas tendências e novas influencias.

O moderno e contemporâneo. A alfaiataria de hoje!

Os looks atuais mais comuns de alfaiataria são, sem dúvidas, os mais descolados e despojados. Até mesmo em ocasiões mais sérias como casamentos, reuniões e jantares de negócios, o visual ainda esbanja diversidade e frescor, além de ser tendência em qualquer estação.

Looks esportivos para o verão, além de tendência, são opções incríveis para as mais variadas ocasiões exatamente por conferir conforto, praticidade e extrema elegância. O melhor de tudo, existem composições masculinas e femininas e, com certeza, existe uma perfeita feita para você.

Com uma mistura de composições elegantes, charmosas e cheias de conforto, o look é um dos mais fáceis de se vestir já que demanda pouco ou nenhum esforço se arrumando sendo exatamente aquilo que a alfaiataria clássica propõe.

Dicas especiais para usar alfaiataria

A Alfaiataria pode proporcionar e ocasionar produções elegantes de forma rápida e com pouquíssimo esforço se você souber combinar e compor as peças certas. Uma das regras do estilo, talvez a única, é que você pode brincar, inventar e misturar cores e tecidos em peças diferentes para qualquer ocasião.

Para looks formais, você pode se aproveitar de cores mais claras e mais sóbrias na combinação , não precisa ser apenas com terninhos femininos, aproveite para inovar mesclando com cardigãs, casacos e calças não tão formais.

Se o momento for de descontração, use e abuse dos cortes com caimento fino e tecidos mais leves e combine cores de blazers e calças. O look veste super bem em qualquer corpo. Caso o momento seja mais festivo e menos convencional, abuse do look fashionista e crie combinações com peças inusitadas tipo tops ou coletes.

Aproveite o frio e as temperaturas mais baixas para brilhar e inventar mais ainda. Use sem medo de ser feliz seus casacos, blazers, cardigãs, botas curtas e sapatos com meias.

E aí, gostou de conhecer as origens desse estilo maravilhoso e incrível? Quer saber mais sobre o mundo da moda e suas tendências? Entre no no blog da Agilità e confira todos os nossos textos!

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »