Veludo: 5 principais tipos e aplicações incríveis em looks

Poucos tecidos exalam sofisticação como o veludo. Elaborado em fios extremamente macios, possuem brilhos e texturas característicos que revestem verdadeiros it pieces em composições de inverno ou em looks de meia estação.

Pensando em extrair o máximo de todo esse glamour, o blog Agilità te apresenta tudo o que você precisa saber sobre os principais tipos de veludo existentes.

Aprenda as principais diferenças entre cada uma das opções e seus usos mais indicados. Assim, você aproveitará ao máximo esse tecido icônico ao descobrir as roupas de veludo ideais para você arrasar.

5 principais tipos de veludo para você explorar

As características do veludo são muito marcantes e, como já foi comentado, é indicado para ocasiões especiais em climas mais amenos ou, até mesmo, frios.

Só que, até mesmo para a surpresa dos fashionistas, trata-se de uma opção muito mais versátil do que parece! Essa variedade de aplicações na moda se deve aos 5 tipos de veludo diferentes existentes, cada um com suas composições, texturas e efeitos visuais promovidos.

Conheça melhor cada um destes tipos, os modelos de peças e contextos em que são melhor utilizados e capriche ainda mais nas composições dos seus looks!

1. Veludo Cotelê

Nada melhor do que começar a lista com um clássico, não é mesmo? O veludo cotelê é bem estruturado e possui padronagem canelada em linhas retas.

Outro ponto marcante é a textura levemente felpuda, que se combina ao relevo da peça para criar uma sensação de toque única!

É possível explorar essa opção mesmo no seu dia a dia, encontrando este material que alia elegância e durabilidade em calças, shorts e jaquetas.

O uso amplo, aliás, se deve à sua resistência aos amassados e à facilidade de limpeza, evitando manchas ou pequenas sujeiras que podem afetar o tecido.

2. Veludo Devorê

O devorê é aquele tipo de veludo marcante, que combina texturas e padrões únicos feitos por maquinários específicos e processos químicos com uma transparência leve e, sobretudo, elegante.

Ele é resultante do dissolvimento de tecidos mistos de seda e viscose, sendo amplamente usados em roupas de festa, como vestidos e saias que explorem a ousadia da transparência no ponto certo.

Essa opção está disponível em colorações e padronagens variadas. Mas, apesar dos muitos processos químicos e físicos que este tecido passa, trata-se de uma versão muito delicada do veludo, que exige cuidados especiais tanto na lavagem quanto na secagem.

Já que estamos falando de peças para festas, o que acha de conferir todos os detalhes dos vestidos dourados? Temos um conteúdo exclusivo que fala sobre os momentos de usá-lo, além de dicas de combinação!

3. Veludo Alemão

O veludo alemão está entre a mais nobre das versões do tecido, considerando a sua composição, geralmente, toda em poliéster e sem a presença de elastanos e similares.

Essas características, quando aplicadas em uma trama densa de fios, resultam em um tecido liso e de brilho intenso.

Seu uso é indicado em peças de alfaiataria, focado em elegância e praticidade, como em calças e blazers — e também em vestidos e afins que componham trajes sociais

modelo com blazer de veludo alemao

Veja também, no nosso blog, os melhores tipos de calça que toda mulher deve conhecer!

4. Veludo Cristal

Na opção de veludo cristal, assim como o molhado, a aposta é em muito brilho! As diferenças vão na sua aplicação ideal em recortes e designs das roupas.

Com o elastano muito presente na sua composição proporcionando excelente caimento, essa versão é indicada para roupas que ficarão mais coladas, com uma modelagem elaborada. Assim, o veludo cristal é recomendado para roupas mais justas, como vestidos tubinho e sereia.

5. Veludo molhado

O veludo molhado recebe esse nome por conta de várias características que definem sua textura e o efeito visual promovido.

O tecido é muito fino e maleável, promovendo um aspecto único de movimento para a peça em que é aplicado. De quebra, após passar por alguns tratamentos, o tecido também fica muito brilhante. Juntos, estes dois pontos dão aquela clássica impressão de “molhado”.

Apesar de ser uma versão de características intensas, o veludo molhado se junta ao clássico cotelê quando o assunto é versatilidade de uso, vestindo bem de peças mais coladas no corpo, até as mais folgadas — mas, geralmente, se mantendo no enfoque de roupas sociais.

4. Veludo molhado

Agora você tem à disposição todas as informações que precisa para adicionar sem medo nenhum as roupas de veludo ao arsenal do seu closet.

Não hesite em adicionar esse luxuoso material às suas composições tanto do dia a dia quanto daquelas ocasiões especiais. Explore o melhor que cada versão de veludo tem a te oferecer em cada uma das suas versões!

Aproveitando a temática glamorosa que esse tecido proporciona, fique à vontade para conferir 10 vestidos brilhantes de festa para você se inspirar e arrasar em celebrações com quem você ama.

Além do próprio veludo, descubra mais opções que componentes como o paetê, o lurex, aviamentos metalizados e muitos outros te permitem!

Até a próxima dica exclusiva da Agilità!

Veja mais em nossa loja!

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »