Slip dress: saiba tudo sobre essa peça desejo!

Ao correr os olhos por revistas e sites de moda, ou apenas acompanhar as trends pelas redes rociais, é muito notável a presença do slip dress. Essa peça, com toda sua delicadeza, é um vestido muito versátil e tem sido aclamada entre blogueiras, socialites e influencers contemporâneas como uma ótima opção de roupa para looks confortáveis e super femininos.

Mas, afinal, o que é slip dress? Qual sua origem? Como usar e em quais ocasiões o slip dress é uma boa aposta de look? Nesse post, nós vamos responder todas as suas dúvidas sobre essa peça atemporal que ganhou releituras incríveis nas últimas temporadas.

Continue a leitura e confira agora mesmo mais um conteúdo fashion de qualidade que a Agilità preparou para você!

O que é slip dress?

O slip dress é um vestido confeccionado, geralmente, em materiais refinados como seda ou cetim. Esse tipo de material permite um toque suave e confortável na pele, tornando possível que a roupa escorregue pelo corpo de quem a usa e criando um caimento leve e delicado.

Assim como o próprio nome diz, quando traduzido do inglês para o português, slip dress significa “camisola”. Isso mesmo, essa peça tem origem nos pijamas e lingeries aconchegantes.

Com modelagem renovada, as mulheres estilosas usam o slip dress para sair, ir a eventos, jantares e onde mais desejarem. Isso é possível porque, hoje, a peça é apresentada como um vestido de alças finas que converge sensualidade e elegância em um único visual.

Qual é a origem do slip dress?

Você deve estar pensando “Mas, como assim? As pessoas saem de pijama por aí?”… Bom, isso é muito relativo já que, se formos procurar a história das famosas T-shirts, elas também eram consideradas roupas íntimas. Isso mudou no século XX, mesma época em que o slip dress ganhou popularidade com o movimento sufragista.

As sufragistas, mulheres que lutaram pelo direito feminino ao voto político, passaram a ressignificar as roupas íntimas, principalmente as americanas. O movimento encarou essa revolução na moda como um símbolo de liberdade, “meu corpo, minhas regras”.

Os slip dresses foram popularizados ainda mais quando as flappers (melindrosas) adicionaram esse tipo de vestido aos looks para sair de casa. Reforçando essa ideia de uma moda feminina mais livre, temos nesse mesmo período Paul Poiret e Gabrielle Coco Chanel substituindo o espartilho por roupas mais leves e folgadas.

Slip dress na cor rosa pink com sobretudo

Como o slip dress se manteve como peça atemporal?

Em 1993, a ícone nas passarelas Kate Moss tinha apenas 19 anos quando foi ao red carpet vestindo um slip dress longo, de alcinha, com alta transparência. O visual da modelo contribuiu para retomar o uso da camisola como vestido a partir dos anos 90.

Apesar da polêmica gerada na época, as maioria dos argumentos contrários ao uso do slip dress vieram por água abaixo quando o vestido voltou com tudo nos anos 2000. O evento que marcou seu retorno foi criado pelas mãos do estilista norte-americano Marc Jacobs com sua coleção de inverno para a marca Louis Vuitton. Todas as peças foram inspiradas em lingeries e pijamas vintage, tendo, inclusive, o slip dress – popularizado até hoje.

Mulher usando look monocromatico preto com slip dress

Como usar o slip dress em ocasiões diferentes?

Com o passar dos anos, muitas pessoas exploraram as possibilidades da peça e vimos maneiras incríveis de compor com a camisola outwear. Agora que você já sabe tudo sobre slip dress, vamos apresentar as principais maneiras de usar esse tipo de vestido em diversas oportunidades, em eventos casuais até os mais elegantes, explorando tudo o que ela pode entregar – confira!

1) Slip dress com casaco

Para os dias de inverno, você pode usar e abusar de casacos e jaquetas na sobreposição com o slip dress, sejam eles de couro, sarja, cashmere ou outros tecidos mais populares no look invernal.

Modelo usando sobreposição com slip dress preto e botas overknee

Modelos de materiais finos são ideais para te acompanhar em lugares e eventos mais chic, mantendo o visual elegante que a peça propõe. Você pode aproveitar para mesclar diferentes cores e texturas entre o vestido e a sobreposição escolhida.

Além dos casacos, você também pode vestir meia-calça para proteger suas pernas do frio, dando um toque ainda mais requintado em seu visual. Agora, imagina você chegar em um desses eventos com um sobretudo e retirar o casaco mostrando seu vestido super delicado – parece até uma cena de filme clássico!

Mulher usando casaco e splip dress preto

2) Slip dress como sobreposição

A sobreposição consiste em usar uma peça por baixo do vestido para transformar o visual. As grandes referências da moda atual têm usado o slip dress com camiseta branca básica por baixo para encaixar o vestido em ocasiões mais despojadas. Ou então, com blusas de tule e gola alta para usar no inverno.

Nós indicamos que você invista nessas variações para abrir o seu leque de possibilidades! Existem diferentes shapes de blusas femininas que podem ser usados como sobreposição, basta provar e experimentar.

3) Slip dress com acessórios chamativos

Caso você opte por uma peça mais básica por baixo do slip dress, seus acessórios podem ganhar mais destaque, seja uma bolsa com cores chamativas, botas over knee ou sandálias de salto alto. Você pode brincar com o fato de ser um vestido luxuoso com peças básicas usando acessórios elegantes com ouro, prata e diamantes.

Mulher usando slip dress e acessórios dourados

A maioria dos modelos de slip dress possuem decote em V ou em U nas costas, mantendo a proposta sexy da peça. Por isso, indicamos que você opte por usar um colar de costas para valorizar sua silhueta com um charme divino. Use saltos finos, lenços, cintos e outros acessórios que podem compor perfeitamente o vestido por onde você for.

3) Slip dress como peça principal

Como peça principal, o slip dress já se faz suficiente. A depender da sua intenção de look, esse vestido pode ser a roupa perfeita para vestir em jantares, casamentos, idas a galerias de arte e outros eventos sofisticados. O melhor é que você pode explorar o estilo desse vestido de tecido leve variando nas estampas.

As opções de estampa lisa são mais tradicionais e refinadas, enquanto as versões com estampa de animal ou desenhos geométricos tornam o visual mais moderno.

Mulher ruiva vestindo look rosa com slip dress

Gostou dessas informações? Esperamos que tenhamos te ajudado a entender tudo o que precisa sobre slip dress e a vesti-lo de maneira ideal. Confira também nosso post sobre as cores para usar nessa estação de acordo com a Pantone! Acreditamos que você pode criar looks mais inspirados com esse assunto incrível.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Agilità

A Agilità é uma marca de moda com mais de 35 anos e que preza por um design feminino, elegante e repleto de sofisticação. Styling, guide shops e muitas tendências fazem parte do DNA da label que lança a cada ano cerca de 6 coleções. Trazer os produtos para um universo de usabilidade e streetwear são parte da missão do grupo que busca deixar as mulheres ainda mais lindas e felizes em todos os momentos de suas vidas.

See all posts »