O blazer feminino é uma peça atemporal que pode ser utilizada em diversas ocasiões. Por exemplo, você pode usá-lo em um look do trabalho, em um date ou, até mesmo, em um brunch com as amigas. Para isso, basta prestar atenção na mensagem que deseja passar com o look: se é mais despojada ou mais séria.
Em situações mais descontraídas, é legal apostar em um blazer oversized. Já em ocasiões formais, o ideal é que a peça seja mais ajustada e alinhada. Quer entender mais sobre como compor looks usando blazer feminino? Então, acompanhe o nosso conteúdo!
6 looks com blazer feminino
Para te mostrar como o blazer feminino é uma peça versátil e coringa, separamos uma lista com 6 looks para te inspirar. Eles foram pensados para te inspirar em várias situações. Confira!
1. Blazer com calça de alfaiataria
Combine um blazer com calças de alfaiataria para um look sofisticado. Ele trará um visual perfeito para ambientes de trabalho ou eventos formais — contudo, você pode apostar nessa combinação em qualquer local, pois é versátil e a mais atemporal de toda esta lista.
Na combinação de blazer com alfaiataria, o ideal é que as cores das peças sejam as mesmas — ou que elas sejam do mesmo conjunto. Conforme for se sentindo confortável com essa combinação, experimente diferentes padrões, cores e modelagens de peças.
2. Blazer com jeans
Unir um blazer feminino com jeans é a base de um bom estilo smart casual. Afinal, ele une uma peça mais descontraída — como a calça jeans — com outra mais séria. Isso faz com que ela seja bem mais versátil do que o primeiro item deste post.
A melhor parte desse look é que ele faz seu visual passar uma impressão de look effortless, sabe? Como se você não precisasse pensar muito para escolher as roupas ideais para aquela ocasião.
Nesse caso, o que vai diferenciar uma composição mais formal ou mais despojada são os calçados e os acessórios. Por exemplo, se quiser algo mais descontraído, aposte em tênis, coturnos etc. Para finalizar, leia nosso conteúdo sobre os tipos de calça jeans para montar o visual perfeito.
3. Blazer com vestido
Unir o blazer com vestido faz com que a sobreposição funcione como um tipo de casaco. Contudo, apostar nessa sobreposição te ajuda a montar um visual que se completa, mas que deixa a segunda peça como opcional. Ou seja, se estiver em um lugar fechado ou se a temperatura aumentar, você pode tirar o blazer.
Aqui, só há um ponto de atenção: para deixar as proporções do seu look em maior harmonia, prefira vestidos midi ou longos.
Para ler depois: veja os principais modelos de vestido longo
4. Blazer com saias
Outra união que pode ser usada em ambientes profissionais ou casuais é o blazer com saia. Para se adequar a toda a situação, basta escolher bem a peça que fica embaixo do blazer. Por exemplo, para locais mais descontraídos, aposte em uma camiseta, uma blusa com um caimento mais leve e por aí vai. Já em situações formais, as camisas são ótimas ideias.
Nessa combinação, a dica de padronização de cores é a mesma da primeira da nossa lista: dê preferência para a que a saia e o blazer sejam da mesma cor ou do mesmo tom. Contudo, você pode inovar e recorrer a combinações em que a parte de cima do visual tem a mesma cor e a porção inferior entra em contraste.
5. Blazer com camiseta
Essa combinação é, na verdade, uma união de outras dicas que já demos por aqui. Você pode unir a camiseta com alfaiataria, jeans ou saias, afinal, servem como uma “quebra” na formalidade que o blazer traz para os visuais.
Para isso, você pode usar uma camiseta básica e ter um look em tons neutros e casual-chique. Ele ainda pode ficar mais voltado para o formal, principalmente se a blusinha for de algodão ou outro tecido natural.
Por outro lado, que tal recorrer a uma graphic tee? A combinação de camiseta de banda com blazer também é casual-chique, porém mais puxada para o despojado. Nessa situação, pode ser ideal que você use a sobreposição sempre aberta, afinal, talvez você queira mostrar a estampa escolhida.
6. Blazer oversized com shorts
Para finalizar nossa lista, vamos ao look mais descontraído da nossa seleção: o blazer oversized com shorts. Aqui, a ideia é justamente ir contra “regras” da moda, mas sem parecer relaxada. Para isso, recorra a uma peça de sobreposição que seja propositalmente maior, não apenas um número acima do que você geralmente usa.
Nesse caso, as demais peças vão ditar se o look é mais casual ou mais formal. Por exemplo, um shorts de alfaiataria com camisa deixa seu visual pronto para ser usado em um escritório que o dresscode não é tão rígido. Por outro lado, quem quiser abraçar o street style pode buscar um look usando biker shorts e camiseta estampada.
Gostou das nossas dicas de looks? Com elas, você consegue ter uma boa noção de como o blazer é uma peça versátil e não deve ficar restrita a ambientes formais. Agora, vamos tirar duas dúvidas muito comuns sobre essa peça.
Que blusa usar embaixo do blazer feminino?
Depende da mensagem que você quer passar com o visual. Um look mais descontraído pode ter uma camiseta por baixo do blazer, mas uma composição mais formal pede uma camisa ou chemise.
Como escolher o blazer feminino ideal?
Em geral, o blazer feminino deve ir até o meio do quadril. Mas isso não é uma regra. Dependendo do que você quiser, ele pode ser um pouco mais longo — por exemplo, para afinar um pouco a silhueta — ou mais curto — para alongar as pernas.
Como você viu, o blazer feminino é uma peça versátil, que pode ser usada em diversas ocasiões. Se você quer continuar entendendo como se vestir com elegância e sem esforço, leia nosso conteúdo sobre os looks do dia a dia e saiba mais!